domingo, agosto 10, 2003

PERFEIÇAO? QUE PERFEIÇAO?

"Nobodys is perfect". É com esta excelente tirada que termina a maior comédia da história da 7º arte, realizada em 1959 por Billy Wilder, de nome Some Like it Hot (Quanto Mais Quente Melhor). E no fundo esta frase resume muito do sentido da vida. Aqui andamos nós, muitos de nós pelo menos, em busca da perfeição.É a altura perfeita, o peso perfeito, o corpo perfeito, as medidas perfeitas, o corte perfeito, o carro perfeito, o emprego perfeito, a miuda perfeita, a vida perfeita. Mas que é isso de perfeição? Isso existe por acaso?? Nem Deus, que é Deus, conseguiu que o seu mundo fosse completamente perfeito (criou o Homem que deu cabo disto tudo) e queremos nós ser perfeitos em todas as pequenas picuinhices da vida. O golo perfeito, o filme perfeito, a noite de sexo perfeita.....
Enfim, todos queremos o que nao podemos ter. Chega de tentar alcançar esta quimera da perfeiçao. Toca a olhar para nós próprios, para dentro de nós. Esqueçam essa treta do perfeito e concentrem-se em voces. Todos, todos, temos as nossas manias, que muitas vezes derivam dessa tal ideia de perfeiçao. Acabou isso! Há quem magoe os amigos por causa dessa mania. Há quem nao saiba parar, há quem nao olhe a meios para obter fins, há tanta coisa. E tudo por algo que nao existe. Digo-vos já, o que importa na vida somos nós e as pessoas que amamos. É o próximo, é o mundo, nao sao as medalhas no quarto, a lista no diario com o numero de mulheres com que já se dormiu, os diplomas, e toda essa parafernália que criamos á nossa volta para dar a ideia que temos sucesso. Foda-se o sucesso, fodam-se as medalhas e toda essa treta. Sucesso é olhar para os meus pais e ver nos olhos deles a alegria de me terem como filho. Sucesso é ver os meus grandes amigos dizerem tao bem de mim, quando se calhar nem mereço. Sucesso é brincar, pular e saltar com os meus irmaos como se tivessemos 10 anos, sinal que ainda sei ser criança. Sucesso é que os meus amigos nao se esqueçam de mim e me mandem mensagens e toques. Sucesso é tudo isso e nada mais. Há quem queira o Mundo. Eu mesmo já o quis, já o desejei, já sonhei com ele. Mas quem o quiser que fique com ele. Deixa-me ficar com a vida que tenho e da qual nao abdicarei, porque é o que me faz mover..

MLP

PS: Este texto, também disponivel no Por do Sol, marca o regresso da saudosa cooperação entre estes dois blogs. Daqui em diante, e agora com o grande SD a ter brevemente net em casa, esperemos que seja mais constante.