quinta-feira, julho 31, 2003

Portogaia - um sonho ainda por realizar

Eu tenho um sonho, tal como Martin Luther King. Tenho o sonho de ver a minha cidade do Porto unida ao outro lado do rio Douro, a uma terra onde vivem a maior parte daqueles que trabalham na cidade negra.
Nunca a cidade de Vila Nova de Gaia foi considerada «grande». Ela vive, como entidade, à custa dos valores das gentes do Porto, à custa do nosso nome. No entanto, ela agora - devido à crescente importância que está a ter - devia unir-se a nós, ao Porto, criando uma única cidade: Portogaia.
A fusão de duas cidades numa não é inédito na Europa. Budapeste - a linda capital da Hungria - é fruto da unificação de duas cidades: Obuda e Pesti. Porto e Gaia já estão juntas desde a fundação de Porugal, pois foram elas que o nome deram ao nosso país. Agora, passados mais de oito séculos, está na altura de fazer não do rio Douro uma fronteira mas um pólo de união político entre as margens de uma mesma cidade.
Luís Filipe Menezes, o presidente de Vila Nova de Gaia, como político inteligente que é tem também este sonho. Ele sabe que a região norte só ganharia se, de um momento para o outro, o sofrego sul e a capital vissem que existia no Norte a maior cidade de Portugal. Teriamos bastantes apoios (da UE, por exemplo) e ficariamos com uma área enorme onde poderíamos construir novas cidades dentro da cidade, com grandes parques, grandes empreendimentos.
Eu sonho um dia em atravessar uma das pontes do porto e continuar a sentir-me na mesma cidade. Eu tenho o sonho de a minha cidade ganhar uma cada vez maior visibilidade a nível internacional. E ela deixará de se chamar apenas Porto ou Gaia. Será Portogaia. Um nome parecido com Portugal, pois foi aqui o berço dos valores nacionais...

Duarte SD

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sobre a Portogaia, recomendo uma visita a esta sitio http://archotes.blogs.sapo.pt/23112.html

7:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home