quinta-feira, abril 21, 2005

O adeus à Taça...

Já cá não mora a Taça dos meus sonhos. A Taça que esperei anos para ver o meu clube conquistar. Foi-se, de forma um pouco envergonhada, embora pelo correio, com destino à sede da UEFA (fonte Maisfutebol). Voltárá um dia? Quase de certeza. O FC Porto é daquelas equipas que - tal como o AC Milan, o Barça ou o Bayern - entraram para um restrito panteão de eternos campeões, cujo objectivo de conquista é sentido por uma nova geração de jogadores, mais cedo ou mais tarde. O Porto precisou de dezassete anos para reconquistar a taça dos campeões. O Real Madrid de trinta e dois. O Ajax e o Bayern de quase trinta anos também. Por esta lógica, julgo que mais cedo do que se espera teremos o Porto com o "caneco" outra vez nas vitrinas...



Vitrinas? Agora me lembrei que a direcção do FC Porto não gosta de mostrar os troféus aos adeptos. É verdade! Não tem museu (algo que os nossos rivais há muito tempo têm) e não sabe quando o abre. Para mostrar as taças conquistadas aos adeptos obriga-os a pagarem vinte euros. Este dinheiro já tinha gasto eu em bilhetes para apoiar o clube na caminhada para o título europeu do ano passado. Gritei. Vibrei. Chorei. Sempre pelo clube. Sempre com cachecol azul e branco ao pescoço. O mínimo que a direcção podia fazer era disponibilizar um local para mostrar aos adeptos as Taças. A Taça dos Campeões, desde que foi conquistada que, salvo raras aparições e a tal sessão fotográfica cara que obrigava os adeptos a pagar, que esteve invisível. Melhor, era visível: mas só pelo presidente Pinto da Costa. Aliás, raramente me choco com as afirmações do Presidente, pessoa que muito admiro. Que tudo fez e faz pelo FC Porto. Mas lembro-me de ter ficado espantado com a arrogância com que disse, em vésperas da final contra o Mònaco, que esperava que a Taça "ficasse um ano no seu gabinete, tal como em 1987". Ou seja, em relação a mostrar troféus os adeptos não contam. Porque Pinto da Costa julga que é o clube. E os adeptos, ou pagam bilhete para tirarem uma fotografia ou então vêm a Taça no estádio num começo de época qualquer. O resto do tempo está para ser admirada num gabinete. Os adeptos também são clube. E as taças não devem ser invisíveis.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também eu choro a sua partida.

8:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fico feliz de ver que um dos meus blogs preferidos - e com o qual tive o gosto imenso de colaborar naqueles dias quentes de Verão, antes da glória suprema do nosso Porto - está de novo activo. Também muitas vezes pensei fazer o mesmo com o teu conhecido Por do Sol, mas o tempo (ai o Hollywood...) e a paciencia não me levaram a tal.
Acho optimo que tenhas voltado a escrever. Ganha a blogosfera, ganho eu que posso ler-te de novo, e ganhas tu porque recuperas um pouco de vitalidade na prosa, sempre interessante e que tão bem conheço.
Gostei essencialmente de um texto que escreveste sobre a amizade e sobre aquele notável livro que é a Biblia. Posso estar a ser o arrogante do costume, mas senti ali algum desencanto para com um velho amigo que de repente pareceu deixar de o ser. Parecia eu reflectido naquelas águas. E fiquei triste. Porque é uma realidade que eu próprio ainda nao percebi. Continuas a ser titular do SCG - e entre nós sabes perfeitamente o que isso é importante - e no entanto no dia a dia parece que está tudo um pouco perdido, enevoado...nao sei porquê, nunca o percebi. Foi aquele Verão afastado, foram as companhias de cada um..enfim, foi algo.
De qualquer forma sabes perfeitamente - e se nao sabes em boa hora o ficas a saber - que o teu amigo aqui está no mesmo sitio.
Para ti um grande abraço e continua a boa escrita.
Miguel

12:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home