quarta-feira, janeiro 04, 2006

O eterno retorno

No momento em que estas palavras teclo, penso na possibilidade de existência de um eterno retorno. Conceito deixado em aberto por Nietzsche, filósofo poeta de uma sã loucura. Raras pistas deu sobre esse seu conceito. Uns interpretam essa sua ideia como se o tempo se repetisse, trazendo com ele de novo a existência do desaparecido. Escrevo agora estas linhas, no momento presente. Mas um eu passado pode ainda não ter aparecido mas virá num futuro repetir-me. E talvez eu seja já a repetição de um outro que existiu num tempo passado. Complicado? Sem dúvida. Milan Kundera abre o seu mais famoso romance - A insustentável leveza do ser - a falar sobre o Eterno Retorno. Aí o autor de Praga afirma que a ideia de Nietzsche é um mito insensato, que veio causar dúvidas à maior parte dos filósofos do séc. XX, e não só. Kundera vai mais longe na sua "análise" ao Eterno Retorno: "é um tempo que nos aparece sem a fugacidade das coisas...".

Teoria complexa. Desconfio mesmo que o próprio Nietzsche não a chegou a compreender. E que, antes de entrar na sua névoa de loucura - os seus últimos tristes dez anos de existência - chegou a sorrir com a ideia de que iria provocar tantas discussões e debates no século XX. Se por vezes, na sua obra, a ideia de retorno parece algo em aberto, já no Assim falava Zaratustra parece o autor, sem o explicar, dar a indicação de que possui já a chave do Eterno Retorno. No início da terceira parte, no capítulo A visão e o enigma, Zaratustra encontra-se com o gnomo, personagem que bastas vezes surge no livro. Diz Zaratustra a este último - "[...] E esta lenta aranha que rasteja ao luar, e este luar, e tu e eu sobre esta poterna, falando em voz baixa de coisas eternas - não devemos, necessariamente, ter já existido, uns e outros?
Não devemos regressar e percorrer essa outra estrada que se estende diante de nós [...]."

to be continued

1 Comments:

Blogger delusions said...

o eterno retorno? essa ideia pode ser terrivelmente angustiante não? o post está muito bom...
e quanto ás perguntas é como o retorno...se que pergunto eventualmente respondo...lol...mas já agora se me é permitida a curiosidade gostava de saber a área de estudo...Letras?
bjs*****

1:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home