quinta-feira, dezembro 29, 2005

Páginas Amarelas, mapas incorrectos

Começaram a ser distribuídas por toda a cidade, e julgo que pelo país inteiro, as novas Listas Telefónicas e as famosas Páginas Amarelas, que tantas anedotas, trocadilhos e dizeres avulsos proporcionam. Normalmente, espera-se que este produto gratuito tenha qualidade, até que é para isso que os anunciantes pagam, alguns deles com uma página inteira. Mas este ano, nas Páginas Amarelas, os utilizadores são presenteados por um mapa da cidade defeituoso. Já havia reparado, em edições de anos anteriores, que os mapas não eram famosos pela qualidade, esquecendo-se de muitas ruas e não dando informação precisa. Ora, este ano as marcas das asneiras possíveis são ultrapassadas. Um dos erros, para mim o maior que detectei e que julgo inaceitável, é a inexistência da nova zona das Antas e do Estádio do Dragão. Melhor, este último existe... mas no local do antigo Estádio das Antas, demolido há quase dois anos. Ou seja, o problema é mesmo ignorância. Outro erro, também relacionado com estádios, é apresentar-se ainda no mapa o Estádio Vidal Pinheiro. Este, como é sabido para quem mora no Porto, já deixou de existir, tal como o futebol profissional do clube proprietário do seu terreno, o Salgueiros.
Mas os erros não ficam por aqui. Como por magia, a linha de comboio para a Póvoa ainda existe, convivendo no mesmo canal com o Metro! Pasme-se!. Ainda existem as estações ferroviárias da Trindade e da Avenida de França.
Não sei como é possível as Páginas Amarelas terem deixado publicar um mapa tão mau da cidade. A explicação só pode ser puro desleixo, e falta de seriedade da empresa espanhola Netmaps. De facto, de Espanha nem bom vento, nem bom casamento, nem boa cartografia.