segunda-feira, junho 23, 2003

A pronúncia do Norte

Há um prenúncio de morte
Lá do fundo de onde eu venho
Os antigos chamam-lhe ralho
Novos-ricos são à sorte

É a pronúncia do norte
Os tontos chamam-lhe torpe
(…)
GNR – pronúncia do norte
In Rock in Rio Douro


A noite de S. João aproxima-se. De 23 para 24 de Junho, o povo sai à rua para comemorar…

Noite de S. João. Para os portuenses é mais uma noite de alegria e de convívio. Uma noite em que «ninguém leva a mal» conflitos, problemas, etc. O S. João é um símbolo do Porto. É a sua noite por excelência, exceptuando as vitórias do FC Porto nos últimos tempos. Porém, a cada S. João que passa receamos que as tradições populares, que tanto afirma positivamente a cidade, se percam. De facto, é possível de dia para dia ver que há no Porto um «prenúncio de morte», citando a linda música dos GNR.
A grande perda é, sem dúvida, a sua pronúncia, a sua linguagem própria. O trocar o V pelo B não é «parolice». É antes a afirmação de uma identidade, de uma força que caracteriza os portuenses. E eu, autor deste texto, sinto-me também culpado por este fim de uma linguagem. Esforço-me por falar um português correcto, de tal modo que um amigo me disse que eu falava «à lisboeta». Ele disse isso meio a sério, meio a brincar. Mas fiquei profundamente chocado por não falar antes correctamente o portuense. Ou seja, por muito que eu ame o Porto, as pessoas doutro lugar pensarão, pelo meu modo de falar, que sou do Sul. Que horror. Que desgosto.
A pronúncia do Norte é uma coisa lindíssima. Quem passear, por exemplo, no mercado do Bolhão não pode deixar de ficar encantado com a voz grossa das vendedoras. Elas ainda falam à «Puorto, carago!». E são, para todos os portuenses, um exemplo a seguir, pois é preciso urgentemente salvar a pronúncia antes que ela morra.
Por este motivo, na noite de S. João esforçar-me-ei para ser um bom tripeiro, e falar correctamente a maravilhosa pronúncia do norte. Carago!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aprendi muito

3:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home