O magnífico reitor
Li ontem no Público, na coluna semanal "Sobe e desce" do caderno Local (do Porto), um comentário sobre as declarações de Novais Barbosa, reitor da Universidade do Porto, no colóquio "Porto Cidade Região". Questionado. diversas vezes, sobre o papel da UP na afirmação do Porto e da região Norte, o reitor afirmou que "não se pode esperar demasiado da UP". Não segui as notícias relativas a este colóquio, nem nele participei. Mea culpa. Porém, confio no Público e nos seus jornalistas, julgando por isso que o que ontem estava escrito é verdade.
O que Novais Barbosa mostra, com estas afirmações, é uma total falta de ambição para a UP. A UP, da qual sou estudante, deveria ter um papel mais afirmativo junto da cidade. Funcionar como uma das principais instituições da Invicta, senão a principal. Desenvolver mais projectos para a cidade, não só a nível de uma ou duas faculdades, mas com todas. Raramente vi a UP abrir-se à cidade. Por exemplo, sei que algumas faculdades têm museus. E onde estão eles? Podem ser visitados pelos cidadãos?
A UP deve ser um pólo de dinamização e criação de ideias e projectos. E tem que procurar junto dos seus alunos as forças necessárias a que o Porto se orgulhe da sua Universidade. A cidade não ostraciza a UP. A UP é que se fecha em si. Mas afinal, "não se pode esperar demasiado da UP".
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home