quinta-feira, janeiro 05, 2006

Sobre aqueles que se adiantam e sobre os que rondam

Há um tipo de homens que os objectivos rapidamente atingem. Tal como as feras-predadoras face à presa, ansiosas pelo objectivo a atingir, fazem da oportunidade o sinal para atacarem. Centram as suas vitórias - para só falar nestas - na intuição do momento.
Outros, no entanto, perante os objectivos rondam-nos. Em volta destes durante bastante tempo circulam. Procuram melhor conhecer o objectivo. Ter a noção dos seus vários pontos de vista. Tentar saber melhor o que pretendem para, talvez, não se desiludirem. Se possível, vão além da ronda que apenas dá, embora de diferentes perspectivas, uma imagem terrena. Elevam-se quando podem um pouco mais para saberem de cima como poderão alcançar o objectivo.
Tentam estes outras visões dos problemas ter. Coligir informações. Homens assim angustiosamente pacientes são. O tempo deixam passar enquanto o objectivo estudam. Sobre ele, mil imagens e consequências projectam. Criam um Universo paralelo - por vezes onírico - em torno do que desejam.
E, por isso, no fim acabam sempre a perder. Esquecem-se que houve um tempo e uma oportunidade que não esperou pela incerteza de quem não sabe atacar, e marchou para outras paragens. Estes falharam secretamente, sem ao menos poderem olhar para o céu com um sorriso resignado, murmurando num suspiro a palavra consoladora tentei.