quarta-feira, outubro 08, 2003

Regresso á ideologia

Anos depois de tanta alienação abrimos os olhos. Descobrimos que o mundo está pior do que nunca. Que a humanidade caminha a passos largos para uma derrota de valores, de crenças. De saber ser.
Tudo isto por culpa de um agente letal, mortífero, que se infiltrou em todo o mundo. Que tudo controla. Que tudo aliena. Uma espécie de Big Brother desirmanado. Falamos do Capital. O dinheiro em movimento e com ele o poder. O poder de destruir civilizações. Culturas. De alienar países inteiros para que fiquem pobre, para estes trabalharem à custa de países ricos.
E no meio disto tudo dizem que está tudo bem. Que estão todos ricos. Que todos têm dinheiro. Mas não. Ninguém tem dinheiro. Têm «empréstimos» de capital que são necessários para consumir, para comprar produtos (a maior parte das vezes os bens essenciais), devolvendo o dinheiro e mais alguma coisa (uma mais-valia) à origem cínica.
Entretanto andam a dizer por todo o lado que Marx morreu. Não acreditem! Marx é inultrapassável enquanto perdurar este maldito sistema capitalista. É a ele que, depois de anos perdidos numa alienação sem sentido para o SER humano, regressámos.
Vemos claro de novo. Há que voltar às lutas...
Estar parado é ser conivente!

Duarte SD