domingo, janeiro 08, 2006

Requiem pelas grandes reportagens

Acabou-se ontem uma das melhores revistas de reportagem portuguesas. Melhor, talvez a última revista em que verdadeiramente se compreendia o conceito do que é uma reportagem. O lado criativo e - tantas vezes - poético do jornalismo. Sejam elas escritas ou fotográficas. As reportagens são aquele momento em que o jornalismo se cruza com essas outras fronteiras que não são efémeras como ele. Uma reportagem de investigação, por exemplo, pode marcar uma era num país, acabando por à sua volta girar parte da História. Vejam-se as reportagens do tempo em que a violência e a intolerância mandavam em Timor.
Assim, uma reportagem é sempre um modo diferente de fazer jornalismo. Não é uma notícia. Mas ao mesmo tempo informa, aproximando o leitor de uma realidade ou de uma pessoa, sendo desse modo esta forma de fazer informação a que menos se preocupa em ser objectiva - mito talvez eterno do jornalismo.
No panorama jornalístico português, só uma revista procurava fazer reportagens dignas deste nome e conceito. Procurando sempre o outro lado da questão, aquilo que os leitores não sabem, a Grande Reportagem brindou os leitores, nos últimos anos, com brilhantes textos e fotografias. Reportagens trabalhadas durante dias, e por vezes meses, mas que todos os sábados ofereciam um momento de leitura atenta a quem se interessava. A Grande Reportagem, que ontem fechou. Com ela mais uma machadada no fraco panorama do jornalismo em Portugal é dada. Desde que o Expresso se tornou uma sombra do que foi num passado ainda recente, que as reportagens escasseiam. Melhor, reportagens há muitas, quer nas revistas Sábado e Visão. Ambas de fraca qualidade e condicionadas nas suas páginas por montanhas de publicidade, que é para isso que hoje os jornais e revistas vivem. Os temas, quase sempre, nada de interesse têm. Seguir a vida de um político, por todos conhecido, mostrando que ele sabe fazer o nó da gravata. E que nada pode comer em frente às câmaras. Outras vezes publicando reportagens onde os temas são analisados superficialmente. Onde raramente a qualidade das imagens são excepcionais. Uma boa reportagem necessita de investigação. E, mais importante, de se saber investigar. Mas infelizmente as escolas de jornalismo em Portugal acabaram. Essas eram as redacções em estado puro. Hoje, os cursos de Jornalismo proliferam mas não para ensinar a investigar, a retratar, a estar no terreno ou ensinar modos de abordar a realidade, que é o grande motor do jornalismo.
Seria curioso fazer um estudo, onde se comparasse o número de aberturas de cursos de jornalismo com a qualidade do jornalismo português. De meados dos anos 80 até hoje. Seria, sem dúvida, um estudo com resultados interessantes. Que talvez concluisse aquilo que muitos já sabem. Que o jornalismo em Portugal, essa tão importante profissão, está a ser massacrado por um razoável número de imcompetentes (há sempre excepções, infelizmente abafadas) ou por outros que apesar de competentes não sabem investigar. Vieram da escola para o mundo do trabalho. "Não sabem então fazer uma reportagem? Azar. Deviam ter aprendido na faculdade." Deve ser este um possível diálogo entre um recém-licenciado em jornalismo e o chefe de redacção. Imaginação minha, espero bem.
Assim, revistas como a Grande Reportagem desaparecem. Já não vamos ter uma revista anti-sensacionalista que nos fale, no terreno, de problemas como a prostituição ou a droga. Que nos mostre que há vida para além do conforto do nosso lar e dos centros comerciais que frequentamos. Que nos mostre factos desconhecidos. Que vá falar com os políticos e lhes peça o outro lado das suas vidas, sem os estereotipar ou fazer deles personagens planas da vida pública portuguesa. Uma revista que retratou Portugal e o Mundo como ninguém, mostrando horrores mas também se lembrando que o jornalismo não é apenas maus acontecimentos. E por vezes reportagens "felizes" surgiam.
O fim da Grande Reportagem é mais um prego no caixão do jornalismo português. Fechou ontem, dia sete de janeiro de 2006. Num dia em que o Expresso tenta dar um rumo à sua mediocridade, apostando em colunistas de renome. Num dia em que mais uma vez três jornais desportivos diários saem para as bancas sem nada de importante para dizer. E num dia em que o Público - oásis empoeirado no jornalismo em Portugal - em plena capa atribui a El Greco um quadro de Renoir. Se o jornalismo está a morrer em Portugal, e precisam de quem lhe martele os pregos no caixão, não contem comigo.