quinta-feira, abril 13, 2006

Crucificação

Para lembrar o sofrimento do ser humano mais perfeito que existiu - e por isso mais próximo de Deus - nesta Páscoa em que recordamos a sua crucificação, aqui deixo a imagem de um dos meus quadros preferidos de Dalí. Para mim uma das representações mais perfeitas de Cristo na Cruz.
Salvador Dalí - El Cristo de San Juan de la Cruz (1951)

O autor desta pintura era ateu confesso. Mas isso não interessa. A obra de arte em si e o espírito de tolerância ajudam a construir um sentimento universal em torno de certos valores. É uma das mais bonitas representações de Cristo a morrer. Baseado no quadro de São João da Cruz, a obra de Dalí divide-se em dois mundos. O terreno e o místico. Cristo, pregado à cruz, avança cabisbaixo e preso à cruz para o "reino dos céus". Mas esse reino está escurecido. Será irrepresentável... ou simplesmente não existe? Fica ao critério de cada um interpretar o quadro.
A todos uma Santa Páscoa!

PS - perdoem-me fazer recomendações. Pareço, talvez, estar a ser pretencioso. Mas se os blogs servem como espaço de partilha, recomendo a audição, nesta época de reflexão, das obras sacras de Johann Sebastian Bach. Principalmente as suas duas paixões, a de São Mateus e a de São João. Obras fundamentais na História da Música.