Adenda ao último post
O seu a seu dono. Esqueci-me ontem de escrever que a fotografia do Capitão Salgueiro Maia é de Alfredo Cunha. Várias vezes, pela altura do aniversário da Revolução, é publicada nos poucos jornais decentes que existem neste país (Público, DN, Expresso - e este último já foi melhor).
No entanto, a fotografia pode ser também encontrada num dos melhores livros sobre o 25 de Abril publicados. Trata-se de O dia 25 de Abril de 1974 - 76 fotografias e um retrato. A editora que o publicou já encerrou - a Contexto. Consegui-o já barato na Feira do Livro de 2002. Se ainda o encontrarem e tiverem algum dinheiro na carteira, não hesitem. É um precioso documento do dia da liberdade.
Para além disso, tem uma introdução muito interessante de Adelino Gomes, um dos repórteres desse "dia inicial inteiro e limpo" (Sophia). Carta a um estudante de jornalismo céptico quanto à genuinidade da alegria no 25 de Abril. Um documento que devia ser lido em cada curso de jornalismo. E uma ponte para que os alunos futuros repórteres reflectissem para pensar sobre a matéria-prima do jornalismo. O acontecimento. Mas infelizmente, os cursos de jornalismo hoje preferem que os alunos se tornem mestres em computadores, decorem textos e se calem perante as dúvidas. Assim vai o Portugal pós-Abril.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home