quarta-feira, abril 18, 2007

Notas breves

1 - Todos os dias a "novela" continua. Novas revelações surgem em catadupa sobre o caso U. Independente, onde o nome de José Sócrates está envolvido. Reparemos uma coisa - não se está a questionar a sua competência, a sua política de governo do País. Questiona-se, e ataca-se, o seu perfil académico. O modo como obteve a Licenciatura.
Impressiona-me bastante que a comunicação social portuguesa se preocupe tanto com um facto da vida pessoal do PM. E, pior do que isso, preocupa-me que ela não esteja, de todo, a investigar o caso. Vai buscar a sua inspiração a blogs. Já nem o Público, último oásis de jornalismo decente em Portugal, escapa a isso. Aliás, para minha tristeza, julgo que o "meu" Público, com a última reformulação gráfica e redactorial, está pior do que nunca. Infelizmente, um destes dias sou obrigado a assinar o El País para não me esquecer que ainda existe bom jornalismo noutros lados...

2 - O acaso de reentrar num sítio onde não ía há tantos anos. Aconteceu-me hoje. Ao regressar a caminho de casa de um evento numa Junta de Freguesia, passei à porta da escola onde fiz o ensino básico. Movido pela curiosidade, e talvez um pouco por um sentimento de regresso à infância perdida, entrei. Tudo parece na mesma. Mas mais pequeno. A perspectiva que eu tinha da escola, construída em pavilhões e por isso cheia de espaços, mudou. Tudo parecia mais pequeno.
Mas nada mudou afinal. Eu é que estou mudado. E a memória também tantas recordações varreu. Lembrei-me do nome de uma professora minha, que nao tenho vergonha de dizer que me marcou muito. Perguntei por ela na portaria, mas disseram-me que já não estava. Tentei lembrar-me de nomes de outros professores. Já não conseguia. "Talvez por causa do cansaço do final do dia", tentei desculpar a minha memória. Mas a verdade é que não é essa a explicação correcta. A verdadeira razão é a do crescimento, e com o passar dos anos o termos mais memórias que se acumulam. Talvez o nome dos outros professores permaneçam na minha mente. Mas onde, já não sabe ela. É normal e aceito tal facto...

3 - Polónia e Ucrânia. Daqui a cinco anos estes dois ex-países do Bloco de Leste realizarão o segundo mais importante evento futebolístico a nível mundial - o Euro 2012. Merecem-no! Pelo esforço em crescerem economicamente. Pelo passado de sofrimento e pelo modo digno como abriram as suas fronteiras após a saída de debaixo da "pata" totalitarista da Rússia. E pela simpatia destes dois povos.
Dos dois países só a Polónia conheço. E cada vez que nela penso, só me apetece regressar. Talvez em 2012 esteja sentado num estádio de Varsóvia ou Cracóvia a apreciar a festa do futebol, e a congratular-me por dois países corajosos se afirmarem no âmbito europeu e mundial.